1º Congresso da FALP acontece no IASP
Aconteceu, nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, o 1º Congresso da Federação de Advogados de Língua Portuguesa (FALP), sediado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Um dos painéis deste evento sediado por duas das maiores entidades da Advocacia Lusófona contou com a moderação da sócia Bruna Alves de Souza.
Reunindo grandes nomes do mundo jurídico, o congresso foi aberto por Pedro Pais de Almeida, Presidente da FALP; Renato de Mello Jorge Silveira, Presidente da Federação Nacional dos Institutos de Advogados do Brasil e do IASP; Marcelo Nobre, Presidente da Comissão de Direito Lusófono do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; e Hernani Oliveira Soares, Presidente da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
Presidentes não faltaram ao evento. O primeiro dos painéis tratou da Proposta da OCDE para a Advocacia, moderado por José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, Presidente Honorário da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados. Entre os oradores, Paula Tonani, do Institutos dos Advogados; Carlos Eduardo Behrmann Rátis Martins, Presidente Honorário da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados; Flávio Buonaduce Borges, Presidente do Instituto dos Advogados de Goias; Eduardo Lycurgo Leite, Presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal; e Gustavo Ventura, Presidente do Instituto dos Advogados de Pernambuco.
A este painel seguiram outros com oradores e moderadores de Brasil, Portugal, Macau, Cabo Verde, Angola, tratando de temas diversos e fundamentais como arbitragem, violência contra a mulher; Investimentos Estrangeiros no Pós-Pandemia; Desafios Geracionais e da Era Pós Covid; Famílias Internacionais e, em encerramento, A sobrevivência da democracia. Juristas de peso como Cássio Namur, Lídia Neves, Eduardo Muylaert e Fabiana Domingues, entre outros, compuseram a agenda do evento.
O painel moderado pela sócia Bruna Alves de Souza, em conjunto com o advogado moçambicano Miguel Luis José, teve como oradores Clara Serva, sócia do TozziniFreire; Dioclécio David Ricardo, advogado em Moçambique; e Isabel Fernandes, Diretora de Serviços Jurídicos do Grupo Visabeira e presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão da FALP. O experiente grupo discutiu sobre o papel do advogado na implementação do ESG nas empresas.
“Foi uma honra moderar este painel para a FALP no IASP, com oradores de excelência e audiência tão qualificada. Mais do que contribuir, foram dois dias de muito aprendizado para mim. Que venha a segunda edição”, afirmou Bruna, que é segunda vice-presidente do GEJA-FALP.
Além de Bruna, o sócio Luiz Antonio Alves de Souza também é associado à FALP e encerra este ano sua gestão como conselheiro do IASP.